Thursday, February 16, 2006

Mais vale tarde que nunca...



Pedimos desculpas pelo tópico atrasado, mas devido à lentidão deste nosso coche, que pelos vistos foi puxado por mulas em vez dos habituais cavalos, nos obrigou a chegar aqui um dia depois do acontecimento.

Falamos do São Valentino, ou Valentim, para alguns outros. Se bem que o dito não seja assim muito celebrado fora dos burgos Ingleses, e se o for, é por causa desta nossa nova moda, tão patética, do comercialismo internacional!...
Seja como for, o Dia dos Namorados, ou de São Valentim, celebrado no dia 14 de Fevereiro, onde tanta gente troca flores, bombons, rebuçadinhos e outras mariquices, em celebração deste Santinho, é mais uma festividade que os sacanas dos cristãos camuflaram com um pobre santo mártir, simplesmente para disfarçar uma tradição pagã, muito mais antiga, que já acontecia antes do pobre cristo ser sequer um brilho nos olhos do José e da Mariazinha!...

Pois, pois, que isto não é para ficar sem ser dito!...O dia de São Valentim dos nossos dias, ainda apresenta alguns vestígios da tradição de Roma Antiga, mas predominantemente da influência cristã. Segundo a lenda cristã, existem pelo menos três mártires diferentes com o nome de Valentim, ou Valentinus. Aparentemente, conta a lenda que o Valentinus era um padre que serviu em Roma durante o Séc III, quando o Imperador Cláudio II decidiu que os homens solteiros eram melhores soldados do que os homens casados e com família, e decidiu tornar ilegal o casamento de homens novos - os seus futuros soldados. o padre Valentinus, aprecebendo-se da injustiça do decreto, desafiou o Cláudio e continuou a celebrar casamentos de jovens apaixonados, em segredo. É òbvio que assim que o Cláudio descobriu o que se estava a passar, mandou logo servir o Valentinus aos leões, com molho de almôndegas!...Reza a história que os leões gostaram muito.
Porém, antes de ser servido aos leões, existem rumores que o Valentinus foi visitado pela filha do carcereiro, apaixonou-se logo pela rapariga, e antes de ser servido aos leões ainda lhe escreveu uma carta de amor assinada, 'Do teu Valentinus', espressão essa que ainda hoje é utilizada nos cartões dedicados à pessoa amada, neste Dia dos Namorados!...Seja como for, o facto é que todas estas histórias representam o São Valentinus como uma figura heróica, simpática, e principalmente romântica. Na Idade Média, o Valentinus era um dos santos mais populares em Inglaterra e em França. No próximo parágrafo explicarei porquê!...Pronto, agora que já têm a versão cristã, vamos lá ver o que é que eles estão a tentar esconder...


...Havia um festival pagão, que coincidia com o meio de Fevereiro, conhecido pelo nome de Festival da Lupercalia.
Na Roma Antiga, o mês de Fevereiro era coincidente com o início da Primavera, e esse era um periodo de purificação. As casas eram ritualmente limpas e purificadas, sendo varridas e depois salpicadas com sal e um tipo de sementes de trigo, conhecidas por Triticum aestivum var. spelta, ou spelta. O festival da Lupercaria era uma celebração que começava a meio de Fevereiro, por volta do dia 15, e era um festejo dedicado à fertilidade e a Faunus, o deus romano da agricultura, assim como aos fundadores de Roma, Romulus e Remus.
Para inicial o festival, os membros da Luperci, uma ordem de sacerdotes romanos, juntavam-se numa gruta sagrada onde se acreditava que os fundadores de Roma, Romulus e Remus, tivessem sido criados e alimentados por uma loba, e nessa gruta, sacrificavam uma cabra, dedicada à fertilidade, e um cão, dedicado à purificação. Depois dos sacrifícios, os rapazes cortavam a pele da cabra em tiras, mergulhavam-nas no sangue do sacrifício, e levavam estas tiras para as ruas das vilas, batendo com elas, suavemente, nas mulheres e nos campos de culturas. As mulheres romanas ansiavam serem tocadas por essas tiras de pele, porque acreditavam que esse acto as tornaria mais férteis no ano vindouro!

Mais tarde, no mesmo dia da celebração, todas as raparigas novas, nas vilas, punham o seu nome numa urna. Os solteirões escolhiam depois um nome dessa urna e faziam par com a mulher escolhida durante esse ano. Muitas vezes, esses pares acabavam em casamento.

O Papa Gelasius, por volta do ano 49 da nossa era, declarou o dia 14 de Fevereiro o dia de São Valentinus. O sistema da 'Lotaria Romana' romântica foi declarado anti-cristão, e foi declarado proibido e ilegal. Mais tarde, na Idade Média, acreditava-se, em Inglaterra e na França, que o dia 14 de Fevereiro era o início da estação de procriação das aves, o que reforçou a ideia de que o Dia de São Valentim devia ser um dia dedicado ao romance.

Agora que já sabem as duas versões da história, cada um que vá para onde lhe convier melhor!

Nós, aqui nestas nossas cozinhas, não perdemos tempo com histórias, que segundo diziam já as nossas avós, os corações dos homens, e das mulheres, estão no estômago, e nós assim fizemos, conquistando os corações das nossas fiéis donzelas com bolinhos de trufas de cacau e biscoitos de baunilha cobertos de chocolate, tudo servido com moscatéis das uvas mais doces e ricas!...

Para quem gosta mesmo muito de chocolate, e não tem medo de uma sobremesa rica neste ingrediente, faça o favor de arregaçar as mangas e começa assim...

Primeiro, aquecem o forno a temperatura média, e untam uma forma média, rectangular (com cerca de 32X22 cm), com manteiga e farinha. Depois, cobrem o fundo e dois dos lados com papel de pergaminho (papel de pasteleiro), deixando uma margem de cada lado para servir de abas, e mais tarde poderem levantar o bolo mais facilmente.

Em banho-maria, derretem 200 gramas de chocolate amargo, e 85 gramas de chocolate meio amargo, ambos púros, e da melhor qualidade que conseguirem arranjar, e 250 gramas, mais duas colheres de sopa de manteiga sem sal. Atenção, quando a mistura estiver 2/3 derretida, retiram do lume e continuam a mexer até a mistura estar homogénea!

Noutro recipiente, batem 4 ovos inteiros com 600 gramas de açucar e duas colheres de chá de essência pura de baunilha, até o açucar derreter completamente.
Quando a mistura do chocolate estiver ligeiramente morna, batem juntamente com o açucar e os ovos até obterem uma massa homogénea.

Ainda noutro recipiente, misturam 65 gramas de farinha com três colheres de sopa de cacau de boa qualidade e uma pitada de sal.
Depois, em três partes, adiçionam a mistura da farinha à massa anterior, e batem bem até estar tudo bem ligado.

Deitam a maravilhosa mistura na forma untada e forrada com o papel de pasteleiro, e levam ao forno durante 35 minutos.

A massa deve ficar brilhante, e as margens podem apresentar vestígios de pequenas rachas. Cuidado para não cozerem demais este bolo!...O interior deve ficar mole e húmido!...
Retiram imediatamente do forno, e deixam arrefecer completamente antes de cortar, o que deve ser feito com uma faca passada em água quente, em rectângulos com cerca de dois dedos de largura e quatro de comprimento.

Servidos com morangos e natas frescas, batidas com açucar e baunilha, digno de um banquete de São Valentim!...


Para o meu estimado Irmão, o Digníssimo Conde de Burriés de Baixo, devo avisá-lo que esta receita supera a da Estimada Maddha Pudhi, das Terras Frias, se bem se lembra, que devorámos lá uma travessa inteira destes rectângulos deliciosos a que os locais chamavam de 'Brownies', um apelido de duendes escoceses das florestas!...Estes não são tão doces, e são mais fofos!...

Bom Apetite, e beijinhos destas nossas cozinhas!

CBC

2 Comments:

Anonymous Anonymous disse...

Se o pobre do JC voltasse à Terra, seria recrucificado pela própria seita católica que em seu nome tem estado na base das maiores patifarias da humanidade. A do valentim até é das bem menores...
Por isso o meu brazão nunca mais aparecerá em cruzadas de espécie alguma...

1:07 PM  
Anonymous Anonymous disse...

Caros Condes de Burriés

Adorei ler o novo pergaminho e vou testar a receita, tão logo meus serviçais terminem as arrumações na cozinha!!!

E preciso dizer que esse comentário do Nobre Senhor Visconde de Montanella, está ótimo!!! Tanto quanto deve ser o resultado da receita!!!

Reverências de bom retorno!!!
Das águas do Rio Vermelho!!!

7:56 PM  

Post a Comment

<< Home