Saturday, February 04, 2006

Theobroma cacao L., a cura para os sentimentos de solidão...



Temos saudades vossas!!!... O abandono que sentimos nestas nossas cozinhas reais torna-se insuportável...Há uma semana que andamos a comer sandes de chouriço e leitão assado, que foram os restos que sobraram do último banquete, e ninguém voltou para ajudar a comê-los.
Uma vez que este abandono súbito, e este silêncio repentino nos está a causar uma depressão enorme, decidimos fazer alguma coisa por isso!...Das duas uma, ou começamos a beber desenfreadamente, o que pode ter as suas consequências mais ou menos graves, acabando invariavelmente numa valente ressaca.
Porém, podemos adoptar ou um outro método, mais familiar e benéfico, que é encher o papo de chocolate!...Todos nós conhecemos os efeitos mágicos do chocolate, a antecipação da primeira dentada, o sabor a invadir as papilas, o cheiro a derreter-nos o espírito, as pupílas a dilatarem, o coração a bater mais apressado, e até uma leve alteração da coloração facial como se fosse o culminar de um orgasmo gustativo...
O chocolate, proveniente do cacau, é um produto originário do Novo Mundo, desconhecido na Europa até ao Séc. XVI. Até à segunda metade do Séc. XVIII, o chocolate não era um alimento, mas uma bebida. No entanto, no México e na América Central, era já bastante apreciado desde, pelo menos, há 500 anos antes da nossa era. Nas culturas Maias e Aztecas, as semente de cacau eram secas, torradas, moídas, e finalmente misturadas com água, farinha de milho, malaguetas e baunilha, para fazer uma poção espessa e picante, servida fria e sem açucar, chamada 'chocolat', que significa água amarga.
Os Aztecas acreditavam que o chocolate dava força, sabedoria, e potência sexual. Acreditavam igualmente que o cacaueiro tinha sido roubado do paraíso pelo deus Quetzalcoatl, que o trouxe para a Terra e ensinou as pessoas a preparar o seu fruto.
Trazido para Espanha pelos conquistadores invasores, o consumo de chocolate era reservado para os reis, o clero, e a classe guerreira de élite, assim como também para as vítimas de sacrifícios rituais humanos, que o bebiam como a sua ultima refeição. As tribos conquistadas tinham de pagar os seus tributos em sementes de cacau, que eram utilizadas como valor monetário nas sociedades Aztecas.
Quando os conquistadores invasores chegaram à América, não ficaram nada impressionados com a bebida, que classificaram como sendo 'repugnante...com uma camada espessa de escuma, com um sabor bastante desagradável.' acrescentando ainda um missionário espanhol, 'parece ser uma bebida mais indicada para porcos do que para pessoas.' Aparentemente, o conquistador Hernando Cortez também não gostou da bebida, mas a ideia de crescer dinheiro pareceu-lhe bastante prometedora, e decidiu iniciar a sua própria plantação de cacaueiros!... Em 1528, retornou para Espanha com um carregamento das sementes exóticas, onde os cozinheiros locais começaram a modificar a receita, e, quando retiraram as malaguetas e adiçionaram açucar e especiarias (canela, cravinho e erva-doce), toda a gente gostou, e gostaram muito!...
Ao princípio, o preço era exurbitante, e o chocolate era então uma bebida exclusívamente acessível à nobreza, e era também um produto 100% Espanhol, durante quase 100 anos!...Os nossos vizinhos do lado, conseguiram manter a descoberta do chocolate um segredo, com as suas plantações da cacaueiros no Novo Mundo, e trazendo as sementes de volta, fora das vistas curiosas, para serem processadas nos secretos interiores dos seus mosteiros. No entanto, no início de Séc XVII o segredo escapou-se, o monopólio espanhol foi destruído, e o chocolate iniciou a sua rota pela Europa. Em 1657, abriu a primeira casa de chocolate em Londres, servindo então chocolate importado de Espanha à elíte que tinha recursos monetários para o poder beber!
No entanto, esta bebida de chocolate não era de forma alguma idêntica ao que nós hoje chamamos de chocolate quente!...Primeiro, era feita com água, não com leite, mas, mais importante ainda, era feita com sementes de cacau inteiras, não com cacau em pó. E qual é a diferença?...A manteiga de cacau, nobres leitores e leitoras, pois!... A semente de cacau contém mais de 50% do seu peso em manteiga de cacau, uma gordura vegetal amarelo-pálido, o que tornava a bebida gordurosa e espessa. Ao preparar o chocolate, era necessário bater a bebida com uma espumadeira especial, conhecida por 'molinillo', de forma a dispersar a gordura pelo líquido.
Em 1828, uma invenção Holandesa alterou tudo. Conrad van Houten, em busca de uma maneira de tornar a bebida menos espessa, desenvolveu uma prensa que retirava a maior parte da gordura das sementes, durante esse processo. Nesse momento, o chocolate foi dividido em dois produtos: O chocolate sem manteiga de cacau, tornado assim em pó de cacau, que é a forma que nós conhecemos para fazer chocolate quente, hoje em dia, e a manteiga de cacau!...
Quando uma certa quantidade dessa manteiga de cacau era misturada de novo com o pó de cacau, acontecia porém algo diferente e igualmente maravilhoso!...Essa mistura passava de uma substância grosseira para um estado sólido à temperatura ambiente, e desfazía-se numa pasta bastante saborosa, dentro da boca!... Este novo produto ligava-se bem com outros ingredientes, tal como o açucar, e mais tarde produtos lácteos, de uma forma que as sementes de cacau originais não permitiam!...Assim, o grande sucesso foi alcançado em 1847, quando J.S. Fry & Sons of Bristol, introduziram o chocolate comestível. Finalmente, o chocolate tinha sido transformado de uma forma líquida para um produto sólido. Joseph Fry tinha acabado de criar a barra de chocolate.
O resto é história!... Em 1875 o chocolate de leite foi introduzido na Suíça. Em 1875, os parvos dos americanos (repararam que eu também escrevi americanos com letra pequena?...pois!), particularmente o senhor Milton Hershey, que vendeu os primeiros chocolates de baixa qualidade, criados em massa, com o nome de Hershey Bar, na Pensilvannia.
Durante as famosas e vergonhosas Guerras Mundiais, as tropas americanas transportavam barras de chocolate nas suas rações de combate, o que criou uma necessidade de produção sem precedentes, e não só no Ocidente!...Os soldadinhos americos também introduziram o chocolate aos Japoneses, durante a 2ª Grande Guerra Mundial, e o consumo, por esse famoso Império do Sol Nascente, subiu de zero para 16.8 kilos de chocolate, por pessoa, anualmente!!!...Gulosos, os rapazes!...
Mas a conquista não foi total!...Os Chineses consomem apenas uma barra de chocolate por cada 1,000 consumidas pelos Ingleses.
Agora, não quero desencorajá-los, mas fazer chocolate não é uma tarefa fácil. A semente é uma massa complexa com mais de 300 substâncias químicas que têm de ser cuidadosamente tratadas de forma a trazer à superfície todos os sabores característicos e únicos de cada tipo de semente de cacau. Primeiro, é necessário recolher, á mão, os frutos que crescem ao longo do tronco da àrvore do cacauzeiro, e que são mais ou menos do tamanho de um ananás pequeno. Depois, têm de ser abertos ao meio. A polpa branca contida dentro de cada fruto contém cerca de 20 a 50 sementes de cacau, o que é suficiente para fazer entre 30 e 50 gramas de chocolate. A polpa e as sementes são expostas ao sol, onde fermentam durante vários dias. Este processo aumenta a temperatura da semente até cerca de 50 graus centígrados, eliminando os germes da semente e activando os enzímas necessários e cruciais para obter o sabor final.
As sementes de cacau, depois de fermentadas, são secas e enviadas para as fábricas de chocolate, onde cada colheita das diferentes regiões e espécies de cacauzeiros de onde são provenientes, são por sua vez misturadas de acordo com a receita secreta de cada produtor. As sementes são então torradas, as quais, durante esse processo adquirem e desenvolvem o sabor e características próprias e naturais do chocolate, e por fim são descacadas. As sementes torradas são então moídas até se obter um rico líquido castanho, que se chama licor de café, sem alcoól, claro. Para se fazer o pó de cacau, o licor é pressionado para se remover a manteiga de cacau. Para de fazer as barras de chocolate, são adiçionados açucar, manteiga de cacau extra, e sólidos lácteos, no caso da fabricação do chocolate de leite. Esta pasta é então amassada entre rolos quentes, durante horas, e por vezes dias, para assegurar a mistura homogénea e a refinação necessária para finalmente ser vertida em moldes, lentamente arrefecidos, e depois embalados para distribuição e consumo!...Pronto, agora já sabem a história do chocolate!
Como manda a tradição nestas nossas nobres cozinhas, onde o chocolate é um importante e delicado ingrediente da nossa doçaria, e não só, vamos agora partilhar uma receita absolutamente deliciosa e decadente, á base de chocolate, em troca da tão apreciada Nega Maluca que a estimada Baronesa de Alecrim, tão delicada e graciosamente já partilhou connosco!
Esta receitinha de chocolate que vos quero dar é conhecida como Trufa de Leite Créme.
Para esta receita, têm de fazer uma zabaglione com 4 gemas de ovos e 1/4 de chávena de açucar, e que consite em bater estes ingredientes num tacho em banho-maria, delicadamente, até a mistura se apresentar com um tom pálido e cremoso. Este processo é muito delicado, não deve ser feito em lume muito alto, e demora poucos minutos a atingir a consistência desejada, pois não queremos cozer as gemas, mas antes derreter o açucar. Depois disso, adiçiona-se 2 chávenas de natas frescas, meia chávena de pó de cacau e 200 gramas de chocolate negro de boa qualidade, lembrem-se que a receita vai reflectir os ingredientes!... Mexem esta mistura constantemente, sem deixar ferver, e no fim, acrescentam 1 colher e meia de manteiga, misturando bem. Deixam arrefecer em taças individuais e, antes de servir, cobrem a superfície do leite creme com açucar, e queimam com um ferro quente, ou um maçarico de cozinha, antes de servirem.
Beijinhos e bom apetite!
CBC

4 Comments:

Anonymous Anonymous disse...

Meus Nobres e Queridos Condes!!!

Rondei, rondei, feito nuvem em céu de tempestade e a espera que alguma nobre e distinta criatura assumisse o papel de iniciante nesse dura jornada de falasseiras internáuticas, mas nada aconteceu... Sendo assim, cá estou eu!!!

Chocolatando!!!

Esse delicioso alimento, além de muito gostoso, por vezes assume também um perfil um tanto delirante!!! Compulsivo? O que é um chocólatra???
A literatura sobre chocolate é dominada basicamente por quatro ramos: a motivação quimiossensorial do chocolate, o desejo psicofarmacológico de seus efeitos e constituintes ativos, a teoria da auto medicação de deficiências nutricionais e a associação com a flutuação hormonal feminina.
O comportamento vicioso é geralmente associado à drogas, álcool, ou comportamento sexual, porém tem-se tornado cada vez mais evidente que certas substâncias dos alimentos, como por exemplo as do chocolate, podem afetar pessoas suscetíveis. Controvérsias cercam a questão sobre a motivação por chocolate: seria ela fisiológica, psicológica ou farmacológica?
Nos últimos anos, os efeitos fisio-farmacológicos do chocolate têm sido um assunto de grande interesse dos neurocientistas relacionados à nutrição, buscando constantemente a localização da ação do chocolate e das biomoléculas envolvidas.
AMINAS BIOGÊNICAS são substâncias endógenas como a tiramina e feniletilamina (PEA) que agem como componentes simpaticomiméticos. O PEA é um neuromodulador estrutural e farmacologicamente similar à catecolamina e anfetamina (anorexígeno). Entendido??? Não!!! Nunca!!! Afinal, para que serviria entender tamanho disparate, composto de palavras estranhas e totalmente desnecessárias nessa nossa receita, tendo-se em mãos, uma maravilhosa barra de chocolate meio amargo; a receita desse do Nobre Conde; uma Nega Maluca Trufada com morangos da Duquesa de Alecrim; uma bandeja de Brigadeiros deliciosos; Musse Preguiçosa de chocolate com nozes e morangos...

Inúmeros estudos afirmam que há no chocolate, um importante modulador do humor e que sua deficiência pode levar à depressão e alguns especialistas supõem que a compulsão por chocolate tem como objetivo uma auto-regulação do nível de PEA no cérebro.
O consumo de chocolate pode ser um mecanismo biológico para a controlar a homeostasia que regula certos neurotransmissores envolvidos no apetite, fome, humor e vícios, além de jurarem alguns especialistas, que ele é capaz de diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

Vários estudos concluíram que o mal–humor faz mal à saúde!!! Baixos níveis de serotonina têm sido associados à depressão, vícios, transtornos maníaco-obsessivos e compulsivos!!! Noradrenalina induz à alimentação, serotonina estimula a saciedade e a dopamina modula as respostas alimentares.

Todos são unânimes em reclamar TPMs...
Todos são unânimes em reclamar de mau humor seja lá pelo que for...
A mesma unanimidade existe em torno das delícias do chocolate e das magníficas receitas onde aparece o uso dele...
Então, mãos à obra para uma fácil e deliciosa receitinha, das minhas e tudo com medidas à olho!!! No entanto garanto-lhes que o resulta é supimpa:

Musse preguiçosa da cozinha improvisada da Baronesa de Rio Vermelho

Ingredientes:

2 pacotes de suspiros brancos de tamanho médio

2 xícaras de creme de leite sem soro

chocolate em pó amargo, em
quantidade suficiente para dar cor escura ao creme de leite ( isso vai do gosto de cada um e eu gosto bem escuro!!!)

morangos lavados e cortados ao meio (também fica divino com tangerina silvestre, com gomos partidos ao meio e sem sementes)

¼ de xícara de nozes trituradas

Pronto!!!
Vamos ao preparo:

Quebre os suspiros em pedaços médios, já dentro da tigela onde será montada a musse. Separadamente misture o chocolate peneirando-o para desfazer as possíveis bolinhas, ao creme de leite e vá misturando até obter a cor escura e homogênea do creme. Feito isso, misture as nozes e por fim, os morangos. Depois de tudo bem misturadinho, despeje na tijela onde os suspiros foram quebrados, logo no início da montagem da receita e mexa até que a mistura se torne homogênea. Alise a superfície na medida do possível, polvilhe com chocolate em pó misturado com um pouquinho de canela em pó e ou outras especiarias do gosto, como cravo da índia e nosmoscada; enfeite com morangos inteiros e leve á geladeira por umas horas!!!

Feito a festa!!!
Divirtam-se e fiquem bem humorados!!!

Reverências
Das águas do Rio Vermelho

4:10 PM  
Anonymous Anonymous disse...

Enfim, uma grande descoberta:

CHOCOLATE, além de combater TPMs, mau humor de modo geral e de ser delicioso demais, também é cultura!!!

Reverências
Das águas do Rio Vermelho!!!

4:13 PM  
Anonymous Anonymous disse...

Enfim, uma grande descoberta:

CHOCOLATE, além de combater TPMs, mau humor de modo geral e de ser delicioso demais, também é cultura!!!

Reverências
Das águas do Rio Vermelho!!!

4:17 PM  
Blogger Zeca disse...

Obrigado pela visita.
Podem mudar o link para o novo Plagiadíssimo.
Obrigado

6:18 PM  

Post a Comment

<< Home